sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A música Clássica é mesmo como a Coca Cola!



Artur da Távola, foi Senador pelo PSDB do Rio de Janeiro de 1995 a 2003, e tinha uma grande paixão pela música. Aos domingos ele apresentava na TV Senado, o programa: "Quem tem medo de música clássica?", que por muitas vezes assisti.


Ele costumava dizer: "Música é vida interior, e quem tem vida interior jamais padecerá de solidão".

Descobri muito depois, que o filósofo mineiro Rubem Alves, que atualmente reside em Campinas - SP, costumava assistir sempre! Tornou-se amigo pessoal do Artur da Távola, e comunicavam-se por e-mails.

Em um dos seus muitos livros, o Rubem Alves conta que certo dia enviou para o amigo um e-mail no qual comentava que: "a música clássica era como a Coca Cola".


Para justificar tão inusitada comparação, ele contou que no final da década de 20, a Coca Cola chegou a Portugal, e coube ao célebre poeta Português Fernando Pessoa, criar um slogan para ela.


Fernando Pessoa porém, ao provar a Coca Cola pela primeira vez, não gostou!


Provou a segunda vez, e também não gostou!


Provou pela terceira vez, e então gostou!


E criou assim, o seguinte slogan:
"Primeiro extranha-se, depois entranha-se."


É notório que o mesmo acontece com a chamada música clássica ou erudita.


A primeira música clássica que em mim se entranhou, veio de Franz Liszt. A rapsódia Húngara Número 2. Na época eu era MUITO criança, e certamente esta foi uma das minhas primeiras lembranças musicais. 


Você poderá ouvi-la aqui, na execução do pianista Croata Maksin Mrvica, e apreciar a beleza da música e a genialidade de Liszt.



Sobre Maksim Mrvica:
http://en.wikipedia.org/wiki/Maksim_Mrvica

Fontes: 
Crucial Classics - How to Enjoy the Best Music in the World - de Kenneth & Valerie McLeish  e  Grandes Compositores da Música Clássica - da Abril Coleções.